04 dicas para economizar água neste verão
04 dicas para economizar água neste verão
Não é porque a estação mais quente do ano pede ar-condicionado, ventiladores e um banho extra por dia que suas contas de água e luz precisam aumentar absurdamente.

Existem sim formas de economizar água e energia com atitudes simples e escolhas sustentáveis. Assim, você beneficia o seu bolso e também o meio ambiente. Colocamos algumas dicas aqui embaixo:

Cômodos da casa em geral: na hora de passar o pano na casa, em vez de lavá-lo direto na torneira, prefira um balde com um pouco de água e produto de limpeza. Utilize reguladores, restritores e arejadores nas torneiras para controlar a pressão da água. Feche bem as torneiras após o uso.

Economizando energia: desligue aparelhos não utilizados da tomada; Abra cortinas e persianas e deixe a luz entrar;  Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou LED; Programe monitores para hibernar após algum tempo sem uso.


 Agora, separamos algumas dicas por cômodos específicos. Acompanhe:

Para economizar água e energia na cozinha: feche a torneira ao ensaboar a louça; reaproveite a água das refeições (cozimentos) em sopas ou na rega das plantas; se precisar degelar o refrigerador, reaproveite o gelo derretido. Posicione a geladeira longe do fogão para o calor do fogão não prejudicar o resfriamento da geladeira e vice-versa e lembre-se de verificar a vedação da geladeira.


Nos quartos: recolha a água que pinga do ar-condicionado e reaproveite para limpeza ou descarga. Mantenha o aparelho de ar-condicionado com filtros limpos; concentre a temperatura de ambientes com ar condicionado, fechando portas e janelas; use ventilador de tomada em vez do ventilador de teto.